VOADORES.COM.BR » Colunas


>> Colunistas >

O que são Meridianos
Publicado em: 04 de setembro de 2006, 16:57:04  -  Lido 5957 vez(es)

Temos conversado bem mais sobre chacras do que sobre meridianos, então resolvi repassar aqui um textículo que escrevi na época em que andei estudando essas medicinas alternativas, com um grupo, e que fala o básico sobre os meridianos.

Não vou me deter em comparações e equivalências, pois já acho o assunto suficientemente complexo, per se. Falemos apenas disto, então. Meridianos

Sabemos que o homem usa o meio ambiente e o sol como fontes de energia.

A força que flui destas fontes (e também de outras) é denominada Chi, ou Ki, a energia cósmica pura.

Esta energia é captada pelo corpo atavés de vários pontos.

Estes pontos, localizados sob a pele, têm forma espiralada e acham-se posicionados em séries, ao longo de 'linhas' que percorrem nosso corpo.

Estas linhas são como estradas, por onde a energia flui normalmente, quando estamos saudáveis.

Estas 'estradas' são chamadas de meridianos.

Os meridianos recebem o nome do órgão ou sistema principal sobre os quais atuam, mas a verdade é que um meridiano, em toda sua extensão, pode percorrer diferentes partes de nosso corpo (como pode ser visto nos mapas de acupuntura) sem se limitar apenas àquele órgão ou sistema..

O meridiano da circulação, por exemplo, sai dos dedos mindinhos, vem subindo pela parte de trás de cada braço, e termina na nuca. Nesse caminho, ele passa em cada braço por nove pontos de entrada/saída de energia, que podem ser tratados para desbloquear energia estagnada, etc., e assim corrigir problemas circulatórios.

Ok até aqui?

Pois bem, esta é então a base de alguns sistemas de cura orientais (Acupuntura, Do-in, Moxabustão...).

Os meridianos são os seguntes:
Meridiano dos Pulmões - 9 pontos
M. do Intestino grosso - 20 pontos
M. do Estômago - 45 pontos
M. do Baço Pâncreas - 21 pontos
M. do Coração - 9 pontos
M. do Intestino Delgado - 19 pontos
M. da Bexiga - 67 pontos
M. dos Rins - 27 pontos
M. da Circulação/Sexo - 9 pontos
M. do Triplo Aquecedor (equiv. ao metabolismo) - 23 pontos
M. da Vesícula Biliar - 44 pontos
M. do Fígado - 14 pontos
M. do Vaso da Concepção (equiv. ao sistema reprodutor) - 24 pontos
M. do Sistema Nervoso - 28 pontos

Estas linhas ou meridianos percorrem o corpo todo, a maioria delas aos pares (esquerda/direita), sempre em linhas verticais e sem se entrecruzarem.

Várias especialidades fazem uso destes pontos, para tratamento:

A Acupuntura envolve a aplicação de agulhas finíssimas e indolores nestes pontos, para liberar e renovar a energia.

O Moxabustão usa um tipo de incenso de artemísia que é colocado aceso, momentaneamente, sobre estes pontos, para aquecê-los

No Do-in usamos os dedos para pressionar os pontos quando há neles energia em excesso ou estagnada (pressão profunda e contínua sobre o ponto), ou para tonificá-los (pressão repetida e intermitente sobre o ponto), quando há carência de energia.

Duas partes do corpo por onde passam muitos meridianos são os pés (solas, principalmente) e as orelhas. Daí a ênfase do Do-in em massagear as solas dos pés, e a técnica da Acupuntura Auricular, que concentra as aplicações na região das orelhas, usando-as como se fossem uma minimização do corpo humano inteiro.

Basicamente é isso aí.

Então, deu pra dar uma idéia? Pessoalmente, defendo demais o uso dessas técnicas, que curam sem envolver cirurgias, remédios, etc., e que visam tratar o indivíduo como um todo. Inclusive é muito bom conhecer Do-in, pois este é um sistema que podemos usar em nós mesmos (auto-massagem) e nos outros, sem risco nenhum, e com muito bons resultados.

Bene

--



Voadores.com.br - Somos Todos Um Só!