28 de março de 2024
                 
     
                         
Lázaro Freire, Acid0 e Lobão na MTV: Daime é droga ou religião?
Psicanálise Transdisciplinar em SP com Lázaro Freire
Seja um colaborador ativo da Voadores!
Cursos e palestras da Voadores em sua cidade
Mensagem de Wagner Borges
Mais novidades

 
  

Colunas

>> Colunistas > Coluna das Meninas - OMBUDSMAN

07.07.25 - E os monges criaram três mulheres...
Publicado em: 25 de julho de 2007, 12:53:45  -  Lido 5963 vez(es)



25/07/2007 - E os monges criaram três mulheres....

A idéia da lista ter uma ombudsman surgiu quase que por brincadeira, como surgem todas as boas idéias. Marcamos um café e, no meio da conversa, o assunto começou a amadurecer. Depois de muitas risadas, piadas e deliberações, ficou decidido que seríamos em três: Uma tríade feminina!!! ( Aí, que perigo! rsrs Três mulheres finalmente adentraram o solo sagrado dos monges da Voadores! rsrs ) (*)

Enquanto conversávamos, por algum milagre tecnológico que ainda não consegui entender bem como funciona (tecnologia pra mim é um enorme mistério), o Laz recebia mensagens da lista pelo celular e as aprovava (ou não... rsrs). E foi então que veio uma mensagem sobre menstruação; em perfeita sintonia com a mudança aqui nos bastidores. Pela primeira vez na lista, falou-se em "menstruação e projeção":
http://lista.voadores.com.br/message/75282

Afinal, uma mulher durante o período menstrual pode ou não pode se projetar? Alguns achavam que sim, outros que não; muita gente ficou na dúvida e houve muito debate e troca de idéias. E ficou um argumento muito interessante no ar: "Se a menstruação é fonte de poder, então ela também seria fonte de assédio".
http://lista.voadores.com.br/message/75312

Houve até uma sugestão de se usar alecrim como amuleto... (a erva estaria corretíssima, diga-se de passagem, se proteção fosse necessária nesse período). É, tem sua lógica.

Só que uma coisa me chamou a atenção: Não há dúvida de que o falo também é uma fonte de poder. Basta ver os inúmeros monumentos espalhados por aí, desde os erigidos por povos primitivos, até alguns bem atuais. Aí, se fosse para seguir o mesmo raciocínio, o homem não poderia se projetar... nunca! Muito menos durante a sua vida fértil, uma vez que a testosterona também causa inúmeras mudanças de humor. Só que ninguém pensou nisso, não foi? Por que somente as mudanças fisiológicas femininas / fontes de poder foram consideradas como fonte de assédio?

Diante de tudo o que foi (e não foi) dito fiquei pensando aqui com os meus botões: Nas culturas em que a deusa era venerada, juntamente com o deus, a mulher em seu período era considerada sagrada. Alguns povos indígenas, que estão em maior contato com Gaia, dizem que a mulher não precisaria passar por nenhum ritual de iniciação na puberdade, pois ela já oferece seu sangue em sacrifício à Terra... Já as culturas patriarcais faziam questão de associar a menstruação com um período impuro, em que a mulher nem deveria ser tocada.

Hoje em dia, inseridos que estamos numa cultura também patriarcal, as coisas não são mais tão escancaradas. Elas vêm maquiadas elegantemente em forma de TPM, perigo de assédio, ou coisa assim... Hmm....

Cada um pode chegar à conclusão que bem quiser, é claro. Mas vale pensar, examinar, renovar velhos parâmetros e não ter medo de questionar, para não repetirmos frases e fórmulas já carregadas de preconceito da nossa sombra coletiva.

______________________

Notas:

- Gostei de ver gente que há muito não escrevia aparecer novamente.
- Houve muitos relatos de projeções e as dúvidas foram todas respondidas.
- Muita movimentação para a nossa festa de 7 anos aqui em Sampa, no Café Piu Piu, no próximo sábado 28. Será que rola a festa de Salvador também?

Beijos para vocês todos,

Liege
Ombudsbruxa Voadora

liege@voadores.com.br
http://colunas.voadores.com.br/liege

Equipe de Ombudsman:
meninas@voadores.com.br
http://colunas.voadores.com.br/meninas





NOTA DE RODAPÉ DA MODERAÇÃO:

(*) "monges" - termo carinhosamente irreverente pelo qual os moderadores se tratam, nos bastidores da Equipe de Moderação da Lista Voadores; em função da diretriz espiritual, políticas e condução do grupo. Mantemos as diretrizes e crenças internas tão discretas quanto possível, em favorecimento da essência de uma "espiritualidade no cotidiano" exequível e arreligiosa.

(Pois é, guardavamos alguns segredos da Matrix, "mas então criou Javeh as mulheres", rs... E aquele paraíso de antes nunca mais seria o mesmo... :-D Que mania essa da Oráculo de contar todos segredos do Arquiteto para os 7 "nil" assinantes, hehehe !!! )

--
Coluna das Meninas - OMBUDSMAN
meninas@voadores.com.br


Deixe seu comentário

Seu nome:
Seu e-mail:
Mensagem:

 
Atenção: Sua mensagem será enviada à lista Voadores, onde após passar pela análise dos moderadores poderá ser entregue a todos os assinantes da lista além de permanecer disponível para consulta on-line.































Voltar Topo Enviar por e-mail Imprimir