19 de abril de 2024
                 
     
                         
Lázaro Freire, Acid0 e Lobão na MTV: Daime é droga ou religião?
Psicanálise Transdisciplinar em SP com Lázaro Freire
Seja um colaborador ativo da Voadores!
Cursos e palestras da Voadores em sua cidade
Mensagem de Wagner Borges
Mais novidades

 
  

Colunas

>> Colunistas > Coluna das Meninas - OMBUDSMAN

07.09.28 - Moscas, Vôos... e Dragões.
Publicado em: 28 de setembro de 2007, 17:38:43  -  Lido 6010 vez(es)



28/09/2007 - Moscas, Vôos... e Dragões.

(RESUMO DA SEMANA)



* PRANA ou MOSCAS?

O assinante Thiago Maia nos questiona se aqueles pontinhos que alguns vêem no ar seriam o prana. E se o fato da pessoa ser clarividente faria diferença. O assunto é recorrente na lista.
http://lista.voadores.com.br/message/77416

Tivemos respostas em duas versões: A visão médica, com o assinante Glauco nos contando de um folheto, recebido de sua médica oftalmologista, onde havia uma explicação para o fenômeno das "Moscas Volantes" (como são chamados esses pontinhos).
http://lista.voadores.com.br/message/77455

E o Thiago Maia, que nos envia uma visão hinduísta, com links do site Swasthya Yoga e do IPPB:
http://lista.voadores.com.br/message/77436

OBS: Na mensagem acima, o link para o site do IPPB está truncado, é necessário remontá-lo em uma só linha:
http://www.ippb.org.br/modules.php?op=modload&name=Sections&file=index&req=viewarticle&artid=108&page=16



* PROJEÇÃO e SONHOS

MAC esclarece algumas dúvidas sobre sonhos lúcidos e projeção:
http://lista.voadores.com.br/message/77387

O assinante Yker faz várias perguntas sobre o assunto. Chamou-me a atenção esse trecho:
"Resumindo, projeção astral é quando tiramos a venda do olho espiritual. Só assim podemos saber o que é real. Com a venda tudo vira imaginação, sonho, dedução."
http://lista.voadores.com.br/message/77400

Nossa moderadora Lilian, do outro lado do mundo, também responde sobre a diferença entre sonhos lúcidos e projeção:
"Sonho que se sonha só é só um sonho, sonho que se sonha junto é projeção."
http://lista.voadores.com.br/message/77472



* PROJEÇÃO

O Diego relata suas técnicas para conseguir se projetar.
http://lista.voadores.com.br/message/77367

O Douglas afirma ter resultados com uma das dicas dada pelo Diego, que seria uma ótima dica para os principiantes aquietaram a ansiedade.
http://lista.voadores.com.br/message/77378



* NOVO ENDEREÇO DA MODERAÇÂO

A partir de hoje, o endereço para com a moderação mudou: moderacao@voadores.com.br
E discordando deles, já sabe: Fale com as meninas! meninas@voadores.com.br 8;-)



* A OUTRA "FACE" DA SOMBRA

O assinante Marcelo Augusto relata um sonho que teve com o diabo "em pessoa" (ou seja lá que nome cada um dê). O assinante Renato Pinheiro interpreta o sonho, entre outros aspectos, como sendo o encontro com a própria Sombra.
http://lista.voadores.com.br/message/77413

Nosso moderador Yub, simbologista, conhecido interpretador junguiano de sonhos aqui, complementa a interpretação do Renato.
http://lista.voadores.com.br/message/77440

Avaliando um outro aspecto do mesmo conceito psíquico, Yub responde à assinante Patricia Montini sobre o outro lado da Sombra. Vale a pena ler.
http://lista.voadores.com.br/message/77460



* DRAGÕES, CAPELINOS e ROMANCES ESPÍRITAS

Um assinante anônimo ("cansona4") envia um trecho que fala sobre dragões como chefes de legiões no astral. Nosso moderador Acid responde dizendo tratar-se apenas de ficção, intuída ou não, conforme assumido pelo próprio autor do livro citado, com quem conversou.

O debate sobre os tais livros serem só romance ou realidade astral continua. O Lázaro, com seu discernimento e ironia, escreve sobre essa "pesquisa histórica" via mediunidade "intuitiva", tentando separar (ou não) o que seria comunicação anímica ou mediúnica em textos assim.

"Psicografia não é uma Caras do lado de lá. Aos espíritos, deixemos a comunicação... ESPIRITUAL.", diz nosso list-owner. Sobra até para Exilados de Capela e a Federação Espírita:
http://lista.voadores.com.br/message/77414

Nosso moderador AcidZero ( que também escreve o blog Saindo Da Matrix http://www.saindodamatrix.com.br ) explica por que o dragão é visto negativamente no espiritismo, postando um trecho de Andre Luiz, ainda no debate romanceado dos dragões. Mac já havia apontado o preconceito contra a figura e simbolismo do dragão. Lázaro complementa, lembrando das origens (distorcidas) do catolicismo e das correntes "luciferianas" de oposição consciencial:
http://lista.voadores.com.br/message/77444



* DRAGÕES, CHIQUISMO, E A CONTINUAÇÃO DO "VIAGEM AO CENTRO DA TERRA".

Após o debate sobre de quem seria o livro (um trecho de "Legião", psicografia de Robson Pinheiro), Andre Luiz e Chiquismos, o assinante da mensagem original pergunta se o autor não teria viajado... na maionese.

Lázaro aproveita o tema de dragões e lagartos (atribuidos por muitos a supostos habitantes intraterrinos), e lembra que um dia também viajou astralmente... ao centro da Terra! O comentário do Lázaro tenta esclarecer, de uma maneira universalista, o que é "viagem na maionese consciencial" (para usar a expressão do Wagner Borges) e o que é realmente fato. Termina a mensagem com duas frases no final (adoro frases no final :-P):

"Se tudo que você tem na vida é um martelo, pensará que todos os problemas são pregos". Ou, na versão que ele prefere: "Você vê todo o mundo na cor da lente dos óculos que usar."
http://lista.voadores.com.br/message/77433

Embora não tenha sido um relato, ATÉ QUE ENFIM Lázaro contou (um pouco) o que aconteceu no final de seu relato, cujo "<<< continua >>>" não terminado é, há anos, motivo de cobranças (e boas piadas :-P) aqui na lista.

OBS: O relato projetivo original citado, "Viagem Ao Centro Da Terra", que ilustra bem as técnicas de Estado Vibracional, pode ser lido em http://www.voadores.com.br/site/geral.php?txt_funcao=colunas&view=4&id=102



* ... E MAIS DRAGÕES!

MAC responde minha pergunta sobre o simbolismo do dragão, explicando como ele é visto de maneira diferente no ocidente e oriente.
Adorei essa frase do MAC:
"Como um réptil, ele percorre caminhos, conhecedor dos mais íntimos segredos da terra. Como um ser alado, eleva-se para novas e reveladoras comunhões celestes. Assim somos nós. Ou podemos ser..."
http://lista.voadores.com.br/message/77446

O assinante Renato lembra que Joseph Campbell, em "O Poder do Mito" (http://arquivos.voadores.com.br/Livros/Mitologia) , fala sobre dragões como a união das serpentes com os pássaros (céu e terra).
http://lista.voadores.com.br/message/77448

Interessante a observação dele de que, em determinada região, a serpente ganhou asas por que o povo era mais cético e não acreditava que voar sem ter asas seria possível. Bem, pelo menos aqui na Voadores muitos dizem que voam - e eu não tenho visto ninguém de asas!

Dragões, com asas ou sem, sombrios ou luminosos, conseguimos em apenas uma semana discutir algumas de suas várias faces, seus romances e nossas viagens.

Serpentes ou pássaros, nosso vôo deve continuar!

Somos Todos Um Só,


Camilla Avella, ombudsman
http://colunas.voadores.com.br/camilla

Equipe de Ombudsman
meninas@voadores.com.br
http://colunas.voadores.com.br/meninas


--
Coluna das Meninas - OMBUDSMAN
meninas@voadores.com.br


Deixe seu comentário

Seu nome:
Seu e-mail:
Mensagem:

 
Atenção: Sua mensagem será enviada à lista Voadores, onde após passar pela análise dos moderadores poderá ser entregue a todos os assinantes da lista além de permanecer disponível para consulta on-line.































Voltar Topo Enviar por e-mail Imprimir