28 de março de 2024
                 
     
                         
Lázaro Freire, Acid0 e Lobão na MTV: Daime é droga ou religião?
Psicanálise Transdisciplinar em SP com Lázaro Freire
Seja um colaborador ativo da Voadores!
Cursos e palestras da Voadores em sua cidade
Mensagem de Wagner Borges
Mais novidades

 
  

Colunas

>> Colunistas > Coluna das Meninas - OMBUDSMAN

07.10.07 - Fuxicos Sombrios da F.I.M.O.S.E.
Publicado em: 07 de outubro de 2007, 21:11:15  -  Lido 5955 vez(es)



07/10/2007 - Fuxicos Sombrios da F.I.M.O.S.E.

(RESUMO DA SEMANA)




* PRANA
Ainda sobre o prana, a informação de que se trata de algo físico permanece, inclusive com o suposto depoimento de um físico.
http://lista.voadores.com.br/message/77494

Um assinante, defendendo seus pontinhos prânicos (carinhosamente chamados por ele de "espermatozóides luminosos"), descarta a possibilidade de causas oftalmológicas e "moscas volantes" (consideradas por alguns), e diz que esse debate é "pura dor de cotovelo de quem não consegue ver (o prana)".
http://lista.voadores.com.br/message/77498

Seria curioso não debatermos, devido à opinião de um só. Afinal, somos uma lista de discussão, com 7000. E por falar nisso, e você? Vê ou não os tais pontinhos luminosos? Acha que é tudo fruto da sua "ótica" ou realmente acredita que eles estão fora dos seus olhos? Já pensou na possibilidade de existirem as duas coisas?



* EGO e SELF
O assinante Renato Borba de Holanda (não, esse não é o Renato do RJ) compartilhou conosco seus pensamentos de que - diferentemente dos conceitos de Freud e Jung - o Self seria um mito e de que no fundo tudo seria Ego.
http://lista.voadores.com.br/message/77502

Lembrei-me de quando postei - inconformada - que tinham desconstruido meu conceito de reencarnação. É frustrante, mas extremamente compensador, quando vemos o assunto gerando respostas, discussões e debates. Sem contar que traz dúvidas e questionamentos dos outros assinantes, reafirmando o estilo voador da lista, mesmo que seja através das viagens malucas do Yker, nosso assinante mais "figura" :-P , veja só:
http://lista.voadores.com.br/message/77540

O debate continua com Renato e o assinante anônimo (Evolução Hunz). Ego, Self, Mente, Espírito... Yker pede ajuda para entender esses conceitos e aproveito para mostrar a explicação do Lázaro, pois nessa parte muita gente pode não ter entendido.
http://lista.voadores.com.br/message/77566



* CRIAÇÃO DE DEUS
Outro assunto da semana retrasada, sobre a criação de Deus, também volta a entrar em debate. A assinante Rosangela diz que, na visão dela, quem criou Deus foi "a mente do homem fraco, covarde e indefeso, que não quer responsabilidade para com a vida.".

Nosso moderador Alex responde com discernimento indicando a mensagem do Lázaro sobre Mitos (escrita há pouco tempo atrás).

Nosso moderador Roque, também com muito discernimento, responde a assinante. Muito interessante, adoro a maneira como ele explica.
http://lista.voadores.com.br/message/77545

Nosso owner, Lázaro, responde uma pergunta de um assinante sobre Física. Além da discussão em torno da física e criação de Deus, Lázaro escreve como moderador de uma maneira esclarecedora, acima de tudo. Gostei, essa forma - mais gentil e impessoal que a usual dele - poderia ser mais usada aqui:
http://lista.voadores.com.br/message/77555



* FUXICO ASTRAL

Lázaro abriu uma verdaeira campanha: "Diga NÃO ao fuxico astral" Segundo nosso owner, "História é para os historiadores, não para a mediunidade. Previsões são para a metereologia. Aos espíritos, deixemos a comunicação... espiritual."

O assinante Leonardo Costa afirma ao Lázaro que a mediunidade intuitiva e inspiradora - criticada pelo Lázaro - é citada no livro dos médiuns de Kardec.
Lázaro concorda, admitindo ter errado (!) por generalização. Mas responde ao Leonardo que o tipo de "mediunidade intuitiva" que criticava (a apocalíptica, histórica e/ou ufológica, dando exemplos de Edgard Armond e Jan Val Ellan) não era a citada por Kardec. Na continuação, retoma o assunto do verdadeiro propósito da comunicação dos espíritos, e suas distorções:
http://lista.voadores.com.br/message/77581

O assinante Bruno Born Neto pergunta: "Como saber se a imprecisão é do médium ou do comunicante? O fato de ser um espírito não quer dizer que ele tenha a verdade".
Lázaro responde e em sua mensagem fala um pouco dos "fuxicos" presentes até mesmo no espiritismo cristão brasileiro (Fu-Chicos, rs), mesclados com alguns conceitos legais sobre mediunidade e mito... e uma observação interessante no final da mensagem.
http://lista.voadores.com.br/message/77593

A Torre de Controle (nome carinhoso da Moderação da Lista "Voadores") envia um resumo da série "Diga Não ao Fuxico Astral", concluindo com uma crítica à suposta "necessidade de evangelização" - exigida por setores do espiritismo religioso como condição para se ter boa energia:
http://lista.voadores.com.br/message/77604

"O que aglutina energia benéfica é a qualidade de sentimentos, pensamentos e energias somadas, independente do credo de alguém, e não a quantidade de evangelho a que se foi submetido, e muito menos a "Moral" que se impôs."

Merece destaque a conclusão da moderação: "Existir não é uma prova, nem uma expiação; mas uma benção de Deus, a melhor e única oportunidade que temos de sermos felizes JÁ. Espiritualidade não é um carnê da colônia de férias divina em que trabalhamos e pagamos aos poucos agora aqui, para um dia, lá adiante, podermos entrar em contato com Deus".



* F.I.M.O.S.E. E L.I.M.O.S.E.
Criamos uma lista de livros chamada LIMOSE (Livros Iniciáticos, Metafísicos, Ocultistas, Sobrenaturais e Espiritualistas), copiando a idéia da nossa lista de filmes a FIMOSE (Filmes Iniciáticos, Metafísicos, Ocultistas, Sobrenaturais e Espiritualistas) http://lista.voadores.com.br/message/77611

Falando nisso, e como anda a FIMOSE? O Lázaro tem uma verdadeira "DVDteca" espiritualista, disponibilizada no antigo "Espaço Voadores", e que não para de crescer. Pretendo anotar todos os filmes que ele tem (são centenas) para comparar com a FIMOSE e podermos atualizá-la.



* SOMBRA
A Sombra também volta à roda. O assinante Wilson pergunta ao nosso moderador Yub como podemos trabalhar a Sombra: seria somente com terapia, ou poderíamos fazer alguma coisa? Yub responde que o segredo de tudo está em sempre ter consciência do que sentimos.
http://lista.voadores.com.br/message/77554

A assinante Patricia Montini, sempre ligada em assuntos de Sombra, pergunta ao Yub algumas de suas dúvidas mais complexas, principalmente quanto à inveja.
http://lista.voadores.com.br/message/77562

Wilson novamente pergunta ao Yub: "Supondo que ela identificou esse comportamento como algo proveniente da sombra, como ela poderia corrigir isso? Como se resolve isso, esses aspectos que estão em nossa sombra?"

Yub escreve uma mensagem muito esclarecedora sobre como trabalhar a sombra após identificá-la. Vale a pena ler:
http://lista.voadores.com.br/message/77632



* CENAS DOS PRÓXIMOS CAPÍTULOS:

O ótimo debate sobre Sombra abriu espaço para outras discussões junguianas, e agora discute-se também Ânimus e Ânima na lista. Participe!

Também estão todos comentando e dando dicas sobre Meditação. Para os mais visuais, tenho um ótimo vídeo enviado pelo Emilio Cid sobre o assunto - envio a seguir! ;-)



Somos Todos Um Só,



Camilla Avella, ombudsman
http://colunas.voadores.com.br/camilla

Equipe de Ombudsman
meninas@voadores.com.br
http://colunas.voadores.com.br/meninas

--
Coluna das Meninas - OMBUDSMAN
meninas@voadores.com.br


Deixe seu comentário

Seu nome:
Seu e-mail:
Mensagem:

 
Atenção: Sua mensagem será enviada à lista Voadores, onde após passar pela análise dos moderadores poderá ser entregue a todos os assinantes da lista além de permanecer disponível para consulta on-line.































Voltar Topo Enviar por e-mail Imprimir