29 de março de 2024
                 
     
                         
Lázaro Freire, Acid0 e Lobão na MTV: Daime é droga ou religião?
Psicanálise Transdisciplinar em SP com Lázaro Freire
Seja um colaborador ativo da Voadores!
Cursos e palestras da Voadores em sua cidade
Mensagem de Wagner Borges
Mais novidades

 
  

Colunas

>> Colunistas > Coluna das Meninas - OMBUDSMAN

08.02.21 - Filosofando a Espiritualidade
Publicado em: 20 de fevereiro de 2008, 18:41:52  -  Lido 5961 vez(es)



.-------------------------------------------------
|
| COLUNA DAS MENINAS - OMBUDSMAN VOADORAS
|
http://colunas.voadores.com.br/meninas
|
| Discorda dos meninos? Fale com as meninas!
|
meninas@voadores.com.br ( Camilla e Liege )
|


20/02/2008 – FILOSOFANDO A ESPIRITUALIDADE
RESUMO SEMANAL
Por Camilla Avella

 

* ENCONTROS NO ASTRAL
O assunto continuou sendo abordado essa semana. Ricardo Tolomelli pergunta se é possível que dois amigos se encontrem no astral - para terminar um assunto, por exemplo:
"Estou numa mesa de bar num bate-papo looooongo com o Lázaro, deu 11 da noite e preciso ir embora pra casa descansar, pois amanhã tenho um dia de trabalho, mas ficou um monte de coisa a ser conversada com ele ainda... Podemos combinar de nos encontrarmos no plano astral e terminar este papo, sendo que os dois, no dia seguinte, lembrarão plenamente do que foi conversado?"

 

Yker, que sempre relata suas projeções e as dificuldades que enfrenta para ter lucidez, explica que existe essa possibilidade mas que depende de muita mentalização e que os dois projetores estejam na mesma vibração.
http://lista.voadores.com.br/message/79545

 

Sergio nos conta que já treinou bastante e nunca conseguiu, mas na época percebeu que suas lembranças aumentaram:
"Nunca tivemos lembranças relacionadas com o local marcado para o encontro, mas naquele período tive uma melhora considerável na lembrança de sonhos, projeções, percepções, etc. Foi uma fase muito positiva, mesmo eu não realizando exercícios, apenas mentalizando ao deitar o local que queria estar as 3 da manhã."

 

Muito criativa a resposta do Fabio, que compara a sintonia da projeção com a sintonia dos rádios. Vale a pena ler.
"O Dial do rádio vai de 88.00 Mhz até 107.9, aproximadamente. No astral não é muito diferente. Você sai numa freqüência e ele sai noutra, num tem jeito. E tem outra, teu rádio tem mp3, DVD e gravador de DVD. E o do seu par, é só o velho e bom Sony só de CD e rádio. Não tem jeito de novo."
http://lista.voadores.com.br/message/79546

 

 


* FILOSOFIA e PSICANÁLISE
Do papo inicial do Ricardo Tolomelli sobre astral e realidades, Fabio Carvalho fala sobre Matrix, psicanálise, patologias e filosofia.
http://lista.voadores.com.br/message/79571

 

Assuntos esses que nosso owner Lázaro, finalmente retornando de férias, não dispensa. Lázaro contribui através de suas longas e esclarecedoras mensagens. Boa hora para "levantarmos as antenas" e ficarmos "na escuta" (para os leigos) e entrar no ótimo debate (para os que conseguiram acompanhar e participar).

O papo foi longo e filosófico. Lázaro aproveitou para nos mostrar sua nova área de estudo, sem perder sua usual abordagem psicanalítica.

Seguem links para quem não conseguiu acompanhar:

 

http://lista.voadores.com.br/message/79596 - Lázaro fala de patologias, psicanálise e um pouco de filosofia.

 

http://lista.voadores.com.br/message/79624 - Lázaro expõe sua visão sobre egrégoras

 

http://lista.voadores.com.br/message/79638 - João Rocha fala sobre respostas e questionamentos freqüentes

 

http://lista.voadores.com.br/message/79649 - Lázaro - Verdade, Três Ciências, Tudo e Nada (ainda sobre questionamentos)

 

http://lista.voadores.com.br/message/79663 - Renato Pinheiro fala sobre sua própria desconstrução

 

http://lista.voadores.com.br/message/79671 - Lázaro faz um pequeno resumo sobre alguns filósofos, e a necessidade de irmos além deles, por nossas próprias pernas:
"Schopenhauer leu Kant que leu Descartes que leu Aristóteles que leu Platão. E nem por isso Nietzsche deixou de escrever, tempos depois, a partir do Schop (que também influenciou Jung). Se Nietzsche pensasse assim (ou Jung), e desistisse do questionar só por ser (...)"

 

http://lista.voadores.com.br/message/79664 - Lázaro faz um pequeno resumo sobre a Teoria de Tudo, de Ken Wilber.

 

 

 

* PRESSÃO NO OUVIDO: Físico ou Espiritual?
O assinante André Mota diz que sente uma pressão no ouvido ou zumbido e sugere que seja assédio espiritual. Mac propõe que André visite um médico, até mesmo neurologista para verificar causas físicas antes de achar que seja espiritual. Mac complementa: "Assédio e assediadores (não-físicos, bem-entendido) ocorrem todo o tempo. Espíritos que vagam, larvas, energias intrusas vêm e vão com uma certa freqüência. Para não nos deixarmos prejudicar por eles, precisamos prestar mais atenção em nós mesmos do que exatamente neles."

Nosso moderador Alex também desmistifica a questão, nos dando algumas noções de otorrinolaringologia.
http://lista.voadores.com.br/message/79732

 

 

 

* SONHOS APOCALIPTÍCOS
O assinante Delfim, flamer antigo da lista, relata seu sonho como sendo apocalíptico.

Nosso owner Lázaro nos mostra outra visão dos sonhos premonitórios, nos alertando para "não confundirmos vida simbólica com a objetiva, perdendo a capacidade de compreender as abstrações e simbologias psíquicas"
http://lista.voadores.com.br/message/79583

 

A assinante Cleomar responde ao Delfim dizendo que, mesmo sem poder saber se o que foi sonhado realmente acontecerá, acredita que "nossa casa está mudando de mundo de provas e expiações, para mundo de regeneração, ou seja, um nível superior".

 

O assinante Sergio Antonio, de maneira desmistificadora, nos mostra que os sonhos podem conter elementos simbólicos: "Os meus sonhos com terremotos e maremotos sempre significaram os terremotos e maremotos que eu estava vivendo na minha vida, todas as vezes que tive este tipo de sonho estava passando por algum processo de transformação que envolvia grande "turbulência emocional".
http://lista.voadores.com.br/message/79589

 

 

 

* SEM RESPOSTA
Ficaram sem resposta as seguintes mensagens, inclusive sobre projeção. Lembrando que a não-resposta não é a ausência de resposta. Poderia haver mais atenção e participação de nossos moderadores e assinantes.

http://lista.voadores.com.br/message/79538 - Zumbis

http://lista.voadores.com.br/message/79560 - Projeção

http://lista.voadores.com.br/message/79700 - Mare Om

 

 

 

* ORGANIZAÇÃO DOS ASSUNTOS
Faltou trocar os assuntos das mensagens, quando esses mudaram a temática. Foi difícil acompanhar a toda a discussão da filosofia e psicanálise.

Nessa mensagem, por exemplo, Lázaro fala mais como owner, explicando como o funcionamento da lista há 7 anos foi possível através do questionamento e da filosofia. Mas o título da anterior passou desapercebido:
http://lista.voadores.com.br/message/79651

 

 

 

* RÁPIDAS

Algumas frases ou citações que apareceram na lista.

 

"Quando conseguirmos ir além das verdades, compreenderemos a Verdade. O questionamento foi o auxílio. O questionamento é o entrave." Aurobindo, um dOs Caras

 

"Você se curou? Então deixemos o outro percorrer o caminho, também. Ninguém pode 'transcender' aquilo que ainda não viveu." Lázaro Freire, owner

 

"Os jovens nos trazem as dúvidas que já foram nossas, e é impressionante como nossas respostas - que um dia já foram absolutas - mudam e se refrescam a cada vez que, graças a eles, as revisitamos. Como disse um professor, sobre nossos enganos: 'Engane-se mais. É divino e inocente.'"  Lázaro Freire, owner

 

"Às vezes eu penso que a resposta pra 'O que é Deus?' é exatamente a capacidade de se fazer essa pergunta, tipo criador e criatura serem a mesma coisa, pergunta e resposta serem a mesma coisa. Yin e Yang, que são, no fim das contas, uma coisa só". Ricardo Tolomelli, assinante

 

"Toda a hora que eu abria uma porta achando que era a porta final.. pum.. lá estava.. quando achava o vazio mais vazio que o último vazio.. eita.. lá era O Vazio.. além do TUDO.. além do NADA". Renato Pinheiro, assinante

 

"A transcendência se dá após a inclusão do pensamento anterior, já que ninguém pode transcender o que não viveu ou conheceu." - Lázaro Freire, owner

 

"Palavras são asas" - João Rocha, assinante

 

"Ouça todos os sons como se fossem mantras. Veja todos os seres como se fossem Budas" John Blofeld,

 

"A gente inventa o repouso para melhor entender o movimento e inventa o 'uma vez' para mostrar apenas que o tempo flui, que o eterno é o real." Santo Agostinho

 

E, para finalizar, um diálogo interessante:

Um jornalista perguntou a Madre Teresa:
- "Quando você reza, o que você diz a Deus?"
Ela disse: - "Eu não falo, escuto."
O jornalista, então, perguntou: - "E o que Deus diz a você?"
Madre Teresa respondeu: - "Ele não fala. Ele escuta.
E se você não pode compreender isso, não posso lhe explicar...

 


Somos Todos Um Só,


Camilla Avella, ombudsman
http://colunas.voadores.com.br/camilla

Equipe de Ombudsman
meninas@voadores.com.br
http://colunas.voadores.com.br/meninas


--
Coluna das Meninas - OMBUDSMAN
meninas@voadores.com.br


Deixe seu comentário

Seu nome:
Seu e-mail:
Mensagem:

 
Atenção: Sua mensagem será enviada à lista Voadores, onde após passar pela análise dos moderadores poderá ser entregue a todos os assinantes da lista além de permanecer disponível para consulta on-line.































Voltar Topo Enviar por e-mail Imprimir