18 de abril de 2024
                 
     
                         
Lázaro Freire, Acid0 e Lobão na MTV: Daime é droga ou religião?
Psicanálise Transdisciplinar em SP com Lázaro Freire
Seja um colaborador ativo da Voadores!
Cursos e palestras da Voadores em sua cidade
Mensagem de Wagner Borges
Mais novidades

 
  

Colunas

>> Colunistas > Coluna das Meninas - OMBUDSMAN

08.06.25 - Conversando sobre Projeção, Sonhos, Animismo e Ego
Publicado em: 26 de junho de 2008, 19:35:39  -  Lido 6063 vez(es)



.-------------------------------------------------------
|
| COLUNA DAS MENINAS - OMBUDSMAN VOADORAS
|
http://colunas.voadores.com.br/meninas
|
| Discorda dos meninos? Fale com as meninas!
|
meninas@voadores.com.br (Camilla e Liege)
|


25/06/2008 – Conversando sobre Projeção, Sonhos, Animismo e Ego


RESUMO SEMANAL DA LISTA VOADORES
Por Camilla Avella

* PROJEÇÃO E BIOENERGIAS
A assinante Ana Onofri relata uma experiência e suas dúvidas.
http://br.groups.yahoo.com/group/voadores/message/82901

Um assinante reclama que apesar de muito esforço, não consegue se projetar. O assinante Eduardo compartilha seu recesso projetivo e alerta: "E não confunda 'projeção astral' com 'aprimoramento pessoal', o aprimoramento você consegue independente da projeção, você não precisa sair do corpo para ser uma pessoa ou um espírito melhor."
http://br.groups.yahoo.com/group/voadores/message/82989

* SONHOS
MAC e Liege falam sobre a técnica de anotar os sonhos para serem lembrados mais vezes. Mac: "Já há bastante tempo utilizo um gravador. Depois, então, eu passo tudo para um arquivo escrito, no computador. É fantástico retornar a esses arquivos, de tempos em tempos, e lê-los com distanciamento. No apoio à psicoterapia, o material é de um valor inestimável."

* ANIMISMO
Nosso owner Lázaro responde a um assinante que perguntava sobre vida extraterrestre. Lázaro fala bastante do animismo que ocorre no meio espírita, e de como que "aceitar inquestionadamente a verdade final do outro" é o mesmo que abrir mão do nosso discernimento.
http://br.groups.yahoo.com/group/voadores/message/82869
O assinante Eduardo tem dúvidas sobre animismo e Ramatis: "Esse negócio de animismo, pra mim, ainda é meio complicado de entender. Ultimamente eu ando lendo sobre Ramatis para aprender um pouco sobre quem ou o que ele é. Mas no primeiro material que encontrei, do Hercílio Maes, tudo me pareceu um pouco absurdo, levando em consideração tudo o que é dito na Voadores. Então li um artigo do Wagner Borges falando sobre Ramatis e o animismo de Hercilio."
Lázaro responde falando de animismo, Ramatis, Bíblia e Espiritismo.
http://br.groups.yahoo.com/group/voadores/message/82916
"Se [a mensagem espiritual] vem de alguém confiável, se traz mensagens evolutivas, coisas que lhe fazem viver melhor, você pode usá-las como REFERÊNCIA para que você tenha AS SUAS PRÓPRIAS experiências pessoais intransferíveis. Precisamos dessas referências temporais, precisamos de médiuns e gurus, mas não podemos pensar que nenhum deles tem a VERDADE final. Se o 'sprito falou' com o outro, e não com você, a experiência pessoal intransferível foi do outro, e não sua. Pra ele, é verdade; pra você, é uma crença [em sua referência] ou paradigma. Até por isso tudo a PROJEÇÃO ASTRAL, a MEDITAÇÃO e os EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS são tão importantes para nós, assim como a PRÁTICA DE VIDA. São formas da pessoa ter as suas próprias experiências, trocando a 'fé' pela 'certeza íntima'."


* REENCARNAÇÃO
Continuando o debate sobre para-chakras, doenças e reencarnação da semana passada, o assinante Rodrigo tenta esclarecer a sua opinião: "O ponto central dessa discussão está aqui. Se você assumir que todos esses corpos se manifestem como *conseqüência* da encarnação, e a única coisa que 'pula' de uma encarnação pra outra é o espírito (no sentido mais sublime da coisa), então realmente não faz sentido que doenças passem de uma vida pra outra, já que não haveria o que 'transportá-las'."
http://br.groups.yahoo.com/group/voadores/message/82849

A discussão se estende. Seguem algumas mensagens.

http://br.groups.yahoo.com/group/voadores/message/82879 - Mensagem do Bene continuando o debate.
http://br.groups.yahoo.com/group/voadores/message/82886 - Mensagem do Rodrigo continuando o debate.
http://br.groups.yahoo.com/group/voadores/message/82896 - Lázaro fala sobre Fé, Certeza Íntima, Verdades pessoais e dogmáticas.
http://br.groups.yahoo.com/group/voadores/message/82923 - Lázaro "linka" Filosofia e Espiritismo.
http://br.groups.yahoo.com/group/voadores/message/82922 - Bene fala sobre os bodisatvas.
http://br.groups.yahoo.com/group/voadores/message/82958 - Bene fala sobre o Todo comparando com a individuação junguiana, entre outras coisas.


*SEGUNDA MORTE
Eu peço explicações sobre a idéia de segunda morte e surgem várias mensagens esclarecedoras.

Rodrigo: "O espírito cresceu o suficiente para que o corpo astral não sirva mais como auxílio pra sua evolução. Por esse princípio, o espírito então teria a 'segunda morte' (a física foi a primeira), onde deixaria o corpo astral e seguiria para a próxima parada: o corpo mental."
http://br.groups.yahoo.com/group/voadores/message/82877

Pablo de Salamanca: "A perda do perispírito devido a desgastes provocados pelo próprio espírito, ao longo de muitos séculos; e a perda devido à ascensão do espírito, que passaria a não ter mais necessidade de reencarnar."

MAC complementa a resposta de Pablo: "Há ainda uma terceira concepção de 'segunda morte' (...), a morte da alma (ou 'espírito', como chamam os espíritas). Neste caso, (...) a imortalidade da alma é algo que precisa ser conquistado."

O assinante "Advt": "É simplesmente a 'morte' da sua identificacão com o seu Ego, e o 'renascimento' pra uma realidade maior, mais abrangente."
http://br.groups.yahoo.com/group/voadores/message/82884
Nosso moderador Bene, em ótima mensagem sobre a segunda morte: "Por coerência, no caso, a morte do corpo astral  devia ser chamada 'desencarne astral' ou 'passagem pro plano mental' (...) Evidente que aqui fica descartada a hipótese de novas encarnações, tratando-se, isto sim, de uma abordagem que enfoca a trilha evolutiva de um espírito já livre da roda do samsara."
http://br.groups.yahoo.com/group/voadores/message/82888


* EGO
Mensagem esclarecedora do Lázaro, psicanalista transpessoal, sobre ego e as várias formas que as pessoas utilizam essa palavra.
http://br.groups.yahoo.com/group/voadores/message/82976

O assunto continua em debate na lista.

* SEM RESPOSTA
Mensagens que ficaram sem resposta. Todos podem responder, aproveitem para participar.

http://br.groups.yahoo.com/group/voadores/message/82933 - Carlos sobre animismo e psicografia mecânica.
AVISOS DA MODERAÇÃO

  1. Nosso moderador Yub - filósofo, simbologista, astrólogo e numerólogo - agora está também no site Personare, com um serviço de Numerologia. Saiba mais detalhes em: http://br.groups.yahoo.com/group/voadores/message/82962

  2. ATENÇÃO! A voadores e o IPPB promoverão, nas terças de Julho, no Ipiranga, um Curso Gratuito e Universalista de Tarô, com ênfase em Jung, Espiritualidade, Universalismo, Mitologia e Filosofia. Vagas limitadas. 8, 15,22 e 29 de Julho, das 20:00 às 22:30. Este curso não é realizado há dois anos. Inscreva-se no IPPB. http://www.ippb.org.br

  3. Neste sábado, a partir das 19:00, haverá um encontro de voadores no café das salas 4 e 5 do Espaço Unibanco de Cinema de São Paulo, na Rua Augusta, próximo à Paulista e Metrô Consolação. Apareça para um bate-papo.

  4. A Revista Cristã de Espiritismo e a Revista Caminho Espiritual estão nas bancas, sempre com matérias universalistas e colaboradores da Voadores e IPPB. Destaque para entrevista inédita com o projetor e filósofo Alberto Cabral do CEFLE, na primeira; e para a edição exclusiva sobre Mediunidade, na segunda. http://www.rcespiritismo.com.br

  5. O pesquisador consciencial, professor universitário e voador de longa data César Machado, voador de Brasília, acaba de lançar uma nova revista de cunho espiritualista e científico, a Revista Metaconsciência. Aceita-se colaboradores compatíveis com a proposta. Leia o número 1 on-line em: http://www.metaconsciencia.com

  6. Marco Antônio Coutinho, o Mac, voador do Rio de Janeiro, lançou um novo livro sobre projeção astral, Conversando Sobre As Experiências Fora do Corpo. http://www.gnosis-ed.com.br/public.htm

  7. Os pesquisadores conscienciais Dalton e Andréa, voadores de Curitiba, lançaram um novo livro universalista com temática e bibliografia voadora, o Estudos Espiritualistashttp://www.consciencial.org/prodestudos_espiritualistas.htm

  8. Lázaro Freire - criador da voadores - está atendendo no "Espaço Psicanalítico" do metrô Ana Rosa, SP. Terapia junguiana, psicanalítica e transpessoal, com diálogo espiritualista. R. Fabrício Vampret. 267. Contatos: 11 9164-9457
    http://www.voadores.com.br/site/geral.php?txt_funcao=noticias&id=32

  9. Em Julho, a Lista Voadores comemora 8 anos de vida! E para variar, vamos ter uma grande festa em São Paulo... Aguarde!

 


Somos Todos Um Só,


Camilla Avella, ombudsman
http://colunas.voadores.com.br/camilla

Equipe de Ombudsman
meninas@voadores.com.br
http://colunas.voadores.com.br/meninas


--
Coluna das Meninas - OMBUDSMAN
meninas@voadores.com.br


Deixe seu comentário

Seu nome:
Seu e-mail:
Mensagem:

 
Atenção: Sua mensagem será enviada à lista Voadores, onde após passar pela análise dos moderadores poderá ser entregue a todos os assinantes da lista além de permanecer disponível para consulta on-line.































Voltar Topo Enviar por e-mail Imprimir