20 de abril de 2024
                 
     
                         
Lázaro Freire, Acid0 e Lobão na MTV: Daime é droga ou religião?
Psicanálise Transdisciplinar em SP com Lázaro Freire
Seja um colaborador ativo da Voadores!
Cursos e palestras da Voadores em sua cidade
Mensagem de Wagner Borges
Mais novidades

 
  

Notícias

02 de julho de 2008, 07:16:03  -  Lido 5235 vez(es)

Tarot, Jung & Espiritualidade - Curso gratuito de férias no IPPB-SP

TAROT, JUNG E ESPIRITUALIDADE
( Um estudo universalista de arquétipos, mitos, sincronicidades e conceitos junguianos, ocultistas, espiritualistas e filosóficos a partir do simbolismo comparado presente na codificação esotérica de dezenas de tarot decks)

 

Curso Gratuito de Férias, no IPPB-SP
R. Gomes Nogueira, 168 - Ipiranga
Travessa da Av Ricardo Jafet, na altura do Bob´s. Próximo ao Extra Imigrantes e o Museu do Ipiranga. Detalhes completos de como chegar encontram-se no final deste email.
http://www.ippb.org.br

Cinco Terças-Feiras Consecutivas
8, 15, 22 e 29 de Julho e 5 de Agosto de 2008
Das 20:00 às 22:30 hs

 

Com Lázaro Freire (e Zé Rodrix, convidado da última aula)
Psicanalista Transpessoal, Analista Junguiano, Licenciando em Filosofia pela UniFAI , Colunista de Revistas e Sites, Pesquisador Prático em Projeção da Consciência, Escritor, Tecladista da Banda Naviterra, Engenheiro de Software e DBA. Mais informações sobre o palestrante em: http://www.voadores.com.br/lazaro e http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%A1zaro_Freire

 

OBS1: Este não é um curso focado em "adivinhação", "misticismo" ou "tirada de cartas" (embora nada impeça esse uso, a partir dos conceitos aprendidos), e sim de Consciência, Psicologia Arquetípica, Espiritualismo Universalista, Filosofia Aplicada e Espiritualidade no Cotidiano, a partir da análise universalista de conceitos, mitos e simbolismos esotericamente inscritos nas cartas do Tarot.

OBS2: O curso tem uma preocupação com a fundamentação psicológica e filosófica coerente. Em acordo com professores da UniFAI / doutorandos da PUC, que se propõe a assinar certificados (para fins exclusivamente acadêmicos), este curso poderá ser utilizado como horas de estágio cultural para alunos de cursos superiores afins com a temática abordada (psicologia, filosofia, teologia, etc).

OBS3: Apenas 250 vagas. Para um maior conforto de todos em caso de super-lotação, bem como preparação do espaço, pede-se por favor a gentileza de confirmar presença pelo (11) 6163-5381 ou 6915-7351. Em confirmando, pedimos a responsabilidade de tentar comparecer a todas as aulas, para não tirar a vaga de outro mais interessado.

 

OBS4: O IPPB, espaço ecumênico-universalista- espiritualista-filosófico-consciencial sem nenhum vínculo religioso, oferece também palestras gratuitas sobre temas espiritualistas em (quase) todas as sextas-feiras à noite, às 20:00, a maioria delas com o Prof. Wagner Borges. Confirmar datas pelo site.

 

 

ALGUNS TÓPICOS GERAIS:

- Introdução ao tarô, inconsciente e arcanos;

- Jung e os Arquétipos do Inconsciente Coletivo;

- Trabalho de Sombras, Ânima, Ânimus, Persona, Ego, Self.

- Consciente, Inconsciente, Id, Ego, Superego, Neurose, Psicose e Psicopatologia Coletiva

- O tarot como instrumento de auto conhecimento,

- Ética e espiritualidade no tarô;

- Simbolismo central;

- Visão geral dos arcanos maiores em vários sistemas, com comparativos, significados e associações;

- Interpretação divinatória, psicológica e espiritualista;

- Introdução aos métodos de tiragem;

- Tarô e mitos nos sonhos;

- Introdução aos arcanos menores (Tarô mitológico);

- Auto-conhecimento e individuação

 

 

RESUMO DO CURSO:

Usando os arcanos maiores do Tarot como guia, e comparando mais de 30 baralhos em belíssimas ilustrações, o psicanalista e junguiano Lázaro Freire fala - de forma prática - de 22 situações ou posicionamentos arquetípicos. Em pequenas palestras, a simbologia dos arcanos é também fixada por músicas e "toques" espiritualistas de discernimento, evolução, relacionamentos, espiritualidade aplicada no cotidiano, não raro com críticas ao senso-comum (comportamento e conceitos aceitos e não discernidos) nos campos espiritual e social.

 

À medida em que cada arcano toca em determinados conceitos e abre questionamentos, o aluno é didaticamente apresentado a conceitos mais profundos presentes esotericamente nas cartas, dentre eles: Jung, Trabalho de Sombras, Ocultismo, Psicologia Analítica, Individuação, Sincronicidades, Filosofia, Cabala e Árvore da vida, Segunda morte, Sexualidade, Magia, Ordens Iniciáticas e Mitologia (a profundidade em cada tema varia conforme o tempo disponível e o interesse particular de cada turma).

 

Como Chegar à R. Gomes Nogueira:
Metrô mais próximo: Imigrantes (Linha Paulista). Seguir a Ricardo Jafet por 1 km no sentido do Extra, passando por este e por dois postos de esquina, e entrando na rua do Bob´s. Em horário de curso, vários alunos fazem o percurso.
Ônibus: Jardim da Saúde (Passa pelo metrô Vila Mariana). Descer no primeiro ponto após a Ricardo Jafet.
Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps?f=q&hl=pt-BR&geocode=&q=R.+Gomes+Nogueira,+Ipiranga,+S%C3%A3o+Paulo,+04265-010&sll=-23.585326,-46.615849&sspn=0.009321,0.013218&ie=UTF8&ll=-23.584952,-46.615355&spn=0.009321,0.013218&t=h&z=16

 



--
IPPB Wagner Borges
eippb@uol.com.br



Deixe seu comentário

Seu nome:
Seu e-mail:
Mensagem:

 
Atenção: Sua mensagem será enviada à lista Voadores, onde após passar pela análise dos moderadores poderá ser entregue a todos os assinantes da lista além de permanecer disponível para consulta on-line.































Voltar Topo Enviar por e-mail Imprimir