|
02 de julho de 2008, 07:16:03 - Lido 5282 vez(es) Tarot, Jung & Espiritualidade - Curso gratuito de férias no IPPB-SP TAROT, JUNG E ESPIRITUALIDADE
Curso Gratuito de Férias, no IPPB-SP
Com Lázaro Freire (e Zé Rodrix, convidado da última aula)
OBS1: Este não é um curso focado em "adivinhação", "misticismo" ou "tirada de cartas" (embora nada impeça esse uso, a partir dos conceitos aprendidos), e sim de Consciência, Psicologia Arquetípica, Espiritualismo Universalista, Filosofia Aplicada e Espiritualidade no Cotidiano, a partir da análise universalista de conceitos, mitos e simbolismos esotericamente inscritos nas cartas do Tarot. OBS2: O curso tem uma preocupação com a fundamentação psicológica e filosófica coerente. Em acordo com professores da UniFAI / doutorandos da PUC, que se propõe a assinar certificados (para fins exclusivamente acadêmicos), este curso poderá ser utilizado como horas de estágio cultural para alunos de cursos superiores afins com a temática abordada (psicologia, filosofia, teologia, etc). OBS3: Apenas 250 vagas. Para um maior conforto de todos em caso de super-lotação, bem como preparação do espaço, pede-se por favor a gentileza de confirmar presença pelo (11) 6163-5381 ou 6915-7351. Em confirmando, pedimos a responsabilidade de tentar comparecer a todas as aulas, para não tirar a vaga de outro mais interessado.
OBS4: O IPPB, espaço ecumênico-universalista- espiritualista-filosófico-consciencial sem nenhum vínculo religioso, oferece também palestras gratuitas sobre temas espiritualistas em (quase) todas as sextas-feiras à noite, às 20:00, a maioria delas com o Prof. Wagner Borges. Confirmar datas pelo site.
ALGUNS TÓPICOS GERAIS: - Introdução ao tarô, inconsciente e arcanos; - Jung e os Arquétipos do Inconsciente Coletivo; - Trabalho de Sombras, Ânima, Ânimus, Persona, Ego, Self. - Consciente, Inconsciente, Id, Ego, Superego, Neurose, Psicose e Psicopatologia Coletiva - O tarot como instrumento de auto conhecimento, - Ética e espiritualidade no tarô; - Simbolismo central; - Visão geral dos arcanos maiores em vários sistemas, com comparativos, significados e associações; - Interpretação divinatória, psicológica e espiritualista; - Introdução aos métodos de tiragem; - Tarô e mitos nos sonhos; - Introdução aos arcanos menores (Tarô mitológico); - Auto-conhecimento e individuação
RESUMO DO CURSO: Usando os arcanos maiores do Tarot como guia, e comparando mais de 30 baralhos em belíssimas ilustrações, o psicanalista e junguiano Lázaro Freire fala - de forma prática - de 22 situações ou posicionamentos arquetípicos. Em pequenas palestras, a simbologia dos arcanos é também fixada por músicas e "toques" espiritualistas de discernimento, evolução, relacionamentos, espiritualidade aplicada no cotidiano, não raro com críticas ao senso-comum (comportamento e conceitos aceitos e não discernidos) nos campos espiritual e social.
À medida em que cada arcano toca em determinados conceitos e abre questionamentos, o aluno é didaticamente apresentado a conceitos mais profundos presentes esotericamente nas cartas, dentre eles: Jung, Trabalho de Sombras, Ocultismo, Psicologia Analítica, Individuação, Sincronicidades, Filosofia, Cabala e Árvore da vida, Segunda morte, Sexualidade, Magia, Ordens Iniciáticas e Mitologia (a profundidade em cada tema varia conforme o tempo disponível e o interesse particular de cada turma).
Como Chegar à R. Gomes Nogueira:
-- IPPB Wagner Borges eippb@uol.com.br
|